IPVDF promove discussão sobre animais silvestres em ambientes urbanos

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) promoveu, em seu Ciclo Semanal de Seminários Técnicos, uma palestra com o médico veterinário Elisandro Santos, responsável técnico pelo Zoológico Municipal de Canoas. O tema da palestra foi "Animais silvestres em ambientes urbanos".
O palestrante fez um relato sobre os desafios das atividades de resgate e reabilitação das diversas espécies de animais silvestres encontradas no ambiente urbano. A degradação e diminuição dos ambientes naturais no perímetro das grandes cidades, a invasão de domicílios por animais a procura de abrigo e comida, e os riscos de atropelamentos e eletrocussão dos animais silvestres foram alguns dos desafios discutidos pelo Dr. Santos.
Além disso, foi discutido com os pesquisadores do IPVDF as conseqüências do contato entre animais domésticos e silvestres, como o risco (para ambos) de transmissão de doenças. Neste aspecto foram discutidas diversas possibilidades de atuação do Instituto (já em andamento ou como perspectivas) no diagnóstico e pesquisa de patologias emergentes na interface silvestre-doméstico, como tuberculose, brucelose, toxoplasmose, leptospirose e vírus respiratórios. Após a palestra, o grande público que prestigiou a palestra pôde acompanhar uma discussão entre os pesquisadores sobre os assuntos discutidos na palestra.
O Dr. Elisandro Santos, tem mais de 10 anos de experiência em clínica e manejo de fauna silvestre, já tendo atuado como veterinário do Pampas Safari, e atualmente, além de responsável técnico pelo Zoológico de Canoas, atua em diversos projetos de conservação e reabilitação da fauna gaúcha.
O evento ocorreu no dia 1º de novembro, no auditório do IPVDF, unidade da Fepagro em Eldorado do Sul. O tradicional Ciclo de Palestras do IPVDF ocorre todas as quintas-feiras e é aberto ao público, abrangendo assuntos de interesse científico na área de sanidade animal.