Laboratório de Saúde das Aves (LSA)

Na década de 1980, o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) tinha destaque na avicultura nacional através da Equipe de Patologia Aviária. Este setor foi responsável pela implantação de diagnósticos e formação de recursos humanos que contribuíram para o desenvolvimento da avicultura nacional.
No ano de 2006, foi criado o Laboratório de Saúde das Aves (LSA) com o objetivo de implantar diagnósticos moleculares e convencionais das principais enfermidades das aves e realizar pesquisas inovadoras que tenham interesse econômico para a cadeia de produção de aves. Atualmente, o LSA funciona em três setores: Inovação Tecnológica de Aves, Experimentação de Aves, Diagnóstico Microbiológico de Aves e Águas.
No setor de Inovação Tecnológica são desenvolvidas e/ou utilizadas técnicas moleculares padronizadas. O setor de Experimentação de Aves é utilizado para bioensaios para reprodução experimental de patologias avícolas, avaliação de produtos com atividades nutracêuticas e vacinas. No setor de Diagnóstico Microbiológico de Aves e Águas são realizadas análises bacteriológicas de identificação dos principais patógenos avícolas e análises de potabilidade de água.
Linha de Pesquisa em Saúde das Aves e Inovação Tecnológica
Equipe
Pesquisadores: